Graffiti, Arte Recente?


O vestígio mais fascinante deixado pelo homem através dos tempos na sua passagem pelo planeta foi, sem duvida a produção artística. Desta, a manifestação mais antiga, com certeza, foram os desenhos feitos nas paredes das cavernas. Aquelas pinturas rupestres são os primeiros exemplos de graffiti que encontramos na história da arte. Elas representam animais, caçadores e símbolos muitos dos quais , ainda hoje , são enigmas para os arqueólogos , mas que de facto são significantes aos seres daquele contexto , como uma forma de expressão ou talvez transcrição do momento histórico.

Não sabemos exactamente o que levou o homem das cavernas a fazer essas pinturas, mas o importante é que ele possuía uma linguagem simbólica própria. Nessa época os materiais utilizados eram terras de diferentes tonalidades, sucos de plantas, ossos fossilizados ou calcinados, misturados com água e gordura de animais.

Hoje, usamos tintas em spray ou mesmo em latas, e não pintamos veados e bisontes, mas sim ideias, signos, que passam compor o visual urbano, talvez o contexto actual, decorrente de uma evolução, participante da arte também.

http://intra.vila.com.br/sites_2002a/urbana/grapixo/histgraf.htm

0 comentários: